Guia de Florença








Em 1447, Andrea del Castagno afrescou juntamente com uma crucificação, uma deposição e uma ressureição a última ceia na parede de fundo do refeitório do convento de Sant'Apollonia. O cenáculo de Sant'Apollonia é de grande importância para a história da arte fiorentina, pois trata-se do primeiro cenáculo renascentista, onde podemos admirar a representação do espaço em perspectiva.


A figura de Judas è isolada e se encontra do outro lado da mesa, mas diferentemente da iconografia, ele se se encontra ao lado esquerdo de Jesus. 


Interessante como Andrea del Castagno desenhou o fundo da obra: quando a gente olha de pertinho, chegamos a duvidar se realmente é pintado ou se trata de mármore de verdade.

Uma curiosidade: esse cenáculo era totalmente desconhecido até o ano de 1808, justamente porque ele fazia parte de um convento de clausura, ninguém tinha acesso ao refeitório, somente os religiosos.

Horário: Segunda a Domingo das 8:15 ás 13:50 horas
Entrada Livre 
Fechado: 2a e 4a segunda-feira de cada mês; 1o., 3o. e 5o. domingo de cada mês; Ano novo, natal e 1o. de maio.



ICENSED TOURIST GUIDES ITALY O exercício abusivo da profissão nåo é permitido pela lei italiana. Portanto, quando você escolhe um guia de turismo local em uma cidade italiana, é correto perguntar se ele tem a licença antes de reservar o serviço.