Guia de Florença

Toda aquisição de bens de consumo efetuados na Italia e nos paises da União Européia, o turista estrangeiro (residente e domiciliado fora da Comunidade Européia) tem o direito de solicitar a devolução do IVA (l'imposta sul valore aggiunto). Por isso, quando você, turista brasileiro, fizer compras na Itália, procure saber antes, se a loja em qual você pretende efetar as compras de fornecerá o formulário de restituição do IVA. Geralmente, as lojas possuem nas vitrines, a logomarca do TAX FREE. Você só poderá solicitar o benefício para compras acima de 194,57 euros. 

Atenção: você pode comprar diversos produtos para alcançar o valor mínimo, porém, a compra tem que ser realizada no mesmo estabelecimento.

 No ato da compra você deve solicitar ao vendedor o formulário do TAX FREE e para isso você terá que apresentar o seu passaporte. No verso do formulário que a loja vai te entregar, tem diversos endereços a onde você poderá dar entrada no seu reembolso. Se você for em algum posto representante, terá que apresentar o passaporte, passagem de retorno (que deverá ter no máximo 90 dias de diferença da data da aquisição das mercadorias) e um cartão de crédito como garantia. Eles debitarão o valor do reembolso no seu cartão caso você não retorne ao seu país de origem na data do bilhete.

 Atenção: Antes de deixar a União Européia, você deverá carimbar o formulário que já foi reembolsado na dogana do aeroporto, senão o valor será debitado no seu cartão de crédito.

Você pode deixar para fazer todo o processo no dia da partida, mais verifique antes o horário de abertura do posto do TAX FRRE. No próprio aeroporto, você vai até a dogana e carimba os formulários. Logo em seguida, procure o posto do TAX FREE (geralmente fica próximo da dogana): apresente o formulário carimbado, passagem de retorno e passaporte. 

Você pode escolher a forma do reembolso: crédito em cartão de crédito ou dinheiro em espécie (dolar ou euro). Eles te pagam na hora.. sem choro e nem lágrima. Alguns detalhes importantes: Faça todo o processo antes de despachar as bagagens, pois eles podem pedir para ver os produtos. Não utilize o produto aqui na Italia.Deixe ele fechado.

 Fique atento aos horários de abertura do TAX FREE no aeroporto. Aqui em Firenze só funciona até ás 14 horas. Realmente saia da Uniao Européia... Não tente dá uma de esperto

Boas compras!

Fonte: Noticias da Bota

Categories:

ICENSED TOURIST GUIDES ITALY O exercício abusivo da profissão nåo é permitido pela lei italiana. Portanto, quando você escolhe um guia de turismo local em uma cidade italiana, é correto perguntar se ele tem a licença antes de reservar o serviço.