A Sinagoga de Florença se encontra no centro histórico da cidade e a sua cupula verde é um ponto célebre da paisagem de Florença.
A comunidade hebráica de Florença é muito antiga e no antigo gueto existiam duas sinagogas: uma com o rito feito em língua italiana e outra com o rito feito em língua espanhola. As duas sinagogas foram destruídas juntamente com o gueto no final de 1800,
Foi o banqueiro Davi Levi que no século passado, depois da destruição do gueto na Praça da Republica, disponibilizou cerca de Lit. 1.500.000 para a construção do novo templo hebráico.
A obra foi encomendada aos três arquitetos Treve, Micheli e Falcini e foi terminada no ano de 1882, depois de cerca 08 anos de trabalho. Hoje, a Sinagoga de Florença é uma das mais bonitas da Europa e o estilo moresco (estilo de arte islamica desevenvolvida principalmente no norte da Afriaca e na Espanha) pela qual è caracterizada é uma lembrança da origem hispânica da primeira comunidade hebráica que chegou aqui.
A atual comunidade, depois do holocausto da segunda guerra mundial, não conta mais de 1.500 pessoas. A guerra danificou gravemente a Sinagoga, mas os danos maiores foram causados pela enchente do ano de 1966 quando muitos livros sacros (Tora) foram perdidos.
| A Sinagoga de Florença: Tempio Maggiore Israelitico |
| Interno da Sinagoga de Florença |
Sinagoga e o Museu Hebraico de Florença se localizna na Via Farini 4.
Categories:
Florença
